Curiosidades
A Península Ibérica sofreu inúmeras invasões; a língua espanhola se formou do amálgama das diversas línguas e dialetos que pôr lá aportaram.
A base do espanhol está no dialeto medieval falado em Castilha (sec. XI) procedente do Latim, que pouco a pouco se expandiu pôr toda a península, a que se somaram o ibero, o basco e o celta.
Durante este período de desenvolvimento, o espanhol sofreu também forte influência do grego, da língua germânica e do árabe.
A língua espanhola, posteriormente à sua formação, sofreu influências especialmente no que tange a sua riqueza vocabular, do francês, do italiano, do latim clássico e das línguas aborígines americanas.
Na atualidade, o espanhol conta com enorme diversidade de pronúncia, conforme a região geográfica a ser considerada (na Espanha) e conforme o país (América Latina de colonização espanhola).
O idioma espanhol é falado oficialmente pôr vinte países; na América por aqueles que foram colonizados por espanhóis e na Europa é falado apenas na Espanha.
Na Espanha convivem pacificamente cinco diferentes idiomas:
O Catalão
Catalão é a língua da Catalunha. Este território tem o estatuto de língua oficial junto com o castelhano, oficial em todo o estado espanhol. Catalão é também a língua de uma grande área do Estado espanhol (Ilhas Baleares, Valência e Aragão parte da Faixa de Gaza-Oeste), Andorra (onde é a única língua oficial), Sul da França (chamado de "Catalunya Nord") e na cidade italiana de Alghero. Globalmente, o idioma catalão é falado em uma área de 68.000 quilômetros quadrados habitada por 13,5 milhões de pessoas. Destes, estima-se que mais de 9 milhões são capazes de falar, enquanto 11 milhões podem compreender.
O Gallego
Língua galega é o nome oficial no Reino da Espanha e na União Europeia do idioma natural da Comunidade Autónoma da Galiza. Esta língua é falada na Galiza, bem como em zonas de fronteira das comunidades autónomas das Astúrias e de Castela-Leão e nas comunidades de galegos emigrantes, como na Argentina, Cuba e no Uruguai (mais de três milhões de emigrantes galegos moram naqueles países).
O galego pode ser visto como uma forma evoluída do galego-português, com algumas influências do castelhano e umas poucas formas e traços próprios inexistentes em português, uns próprios do galego-português original que desapareceram do português contemporâneo, outros fruto da evolução posterior do galego; Ou como mais uma variante do português: o português da Galiza (da mesma forma que se fala de "português de Portugal" ou "português do Brasil").
O bable (Asturias)
O asturiano é uma língua românica falada no nordeste da Península Ibérica. Também é chamada bable ou astur-leonês. Tem cerca de cem mil falantes nativos, mais cerca de 450 mil que o usam como segunda língua, sendo capazes de falá-la e entendê-la.
É circunscrita ao principado de Astúrias, exceto a parte mais ocidental onde se fala galego, a parte ocidental de Cantábria e o norte de Castela-Leão. No século X o centro da Reconquista se deslocou das Astúrias para Leão e à medida que a reconquista se deslocava para o sul sua língua se distanciava do asturiano. O ramo mais meridional do asturiano-leonês é o extremenho (castúo). Na literatura se fala muitas vezes do asturiano como astur-leonês.
O Basco (País Basco)
O basco não é uma língua morta, muitos falam como língua materna ou segunda língua.
É uma língua em expansão e regressão territorial, pois perde (muito lentamente) falantes em Navarra e França, sob tudo a França, mas ganha lentamente também na região espanhola conhecida como País Basco.
Fonte: Grêmio Espanhol
A expansão da Língua Espanhola
O espanhol é a segunda língua mundial mais utilizada como veículo na comunicação internacional e o terceiro idioma oficial no campo da política internacional, da economia e da cultura, sendo a língua materna de aproximadamente 330 milhões de pessoas no mundo. O espanhol é a língua oficial em 21 países.
Em dez anos, duplicou-se no mundo inteiro a demanda por cursos de espanhol. Estima-se que 100 milhões de pessoas falam espanhol como segunda língua. Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, o espanhol é a língua estrangeira mais estudada. De fato, o espanhol é a língua estrangeira mais estudada nos países não hispânicos da América e da Europa.
Hoje é a língua oficial da ONU e seus organismos, da União Europeia e outros organismos internacionais. Os países latino-americanos têm um forte crescimento econômico, o que os torna importantes sócios comerciais.
Fonte: Instituto Cervantes
A Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental depois da França. Além do território situado entre a Andorra, França e Portugal, o território espanhol também inclui Gibraltar e Ilhas Canárias, além de duas cidades autônomas no Norte da África chamadas Melila e Ceuta.
|
|
A língua oficial no país é o espanhol, mas há outras línguas com o estatuto de co-oficiais. São elas: o catalão, o galego, o basco, o aranês e o valenciano.
|
Falado na região da Galícia, o galego é uma língua muito próxima do português.
|
|
4Em 1580, Portugal e Espanha passaram a ser um só país. A União Ibérica durou até 1640, quando os portugueses conseguiram a sua independência. Isso quer dizer que durante um bom tempo, todos nós fomos espanhóis.
|
Nas cidades do interior, é comum no horário do almoço encontrar o comércio local fechado por um período médio de duas horas, é a siesta. Os nativos têm o hábito de dormir após a refeição. Eles vão para casa, dormem por pelo menos uma hora e então retornam as suas atividades.
|
Na Espanha os filmes são todos dublados, e ver os filmes com legendas é uma exceção. Os filmes são vistos dublados não só na tv, mas também no cinema e na tv a cabo.
|
| O "Dia de Reis" (06 de janeiro, feriado nacional) é mais importante que o Natal para as crianças espanholas. Há desfiles pelas cidades com os Reis Magos vistos por milhares de crianças que esperam ansiosas seus presentes (ou carvão, caso tenham se comportado mal). |
Na maioria das regiões espanholas é costume levar a aliança de casamento no dedo anular da mão direita.
| No final de fevereiro a Espanha também tem o carnaval. Em Santa Cruz do Tenerife, a festa de carnaval segue os mesmos moldes do carnaval do Rio de Janeiro. |
A tradição mais polêmica de toda a cultura espanhola é a Tourada (ou Corrida de Toros, como é conhecida na Espanha).
|
|
Fonte: Só Espanhol
Nenhum comentário :